UM NOVO MUNDO TECNOLÓGICO
O último computador
Um dia, todos os computadores do mundo estarão ligados num único e definitivo sistema, e o centro do sistema será na cidade de Duluth, nos Estados Unidos. Toda memória e toda informação da humanidade estarão no Último Computador. As pessoas não precisarão ter relógios individuais, calculadoras portáteis, livros etc. Tudo o que quiserem fazer – compras, contas, reservas – e tudo que desejarem saber estará ao alcance de um dedo. Todos os lares do mundo terão terminais do Último Computador. Haverá telas e botões do Último Computador em todos os lugares frequentados pelo homem, desde o mictório ao espaço. E um dia, um garoto perguntará a seu pai:– Pai, quanto é dois mais dois?
– Não pergunte a mim, pergunte a Ele.
O garoto apertará o botão e, num milésimo de segundo, a resposta aparecerá na tela mais próxima. E, então, o garoto perguntará:– Como é que eu sei que isso está certo?– Ora, ele nunca erra.– Mas se desta vez errou?– Não errou. Conte nos dedos.– Contar nos dedos?– Uma coisa que os antigos faziam. Meu avô me contou. Levante dois dedos, depois mais dois… Olhe aí. Um, dois, três, quatro. Dois mais dois quatro. O computador está certo.– Bacana. Mas, pai: e 366 mais 17? Não dá para contar nos dedos. Jamais vamos saber se a resposta do Computador está certa ou não.– É…– E se for mentira do Computador?– Meu filho, uma mentira que não pode ser desmentida é a verdade.Quer dizer, estaremos irremediavelmente dominados pela técnica, mas sobrará a filosofia.
Luis Fernando Verissimo.
Esse texto nos faz refletir sobre como a tecnologia vem se tornando o nosso "oxigênio" a cada dia que passa.Hoje em dia já é muito difícil encontrarmos alguém que não possua algo tecnológico (como tablets,smartphones,computadores,dentre outros.) pois isso já é mais que necessário para o nosso dia a dia,ate mesmo para trabalhos de escolas e em seu emprego.
Mesmo que a tecnologia seja muito importante para nos em algumas ocasiões é necessário termos a vida fora desse mundo virtual,digo isso pois conheço pessoas que hoje em dia não saem mais de casa por conta da vida virtual.Pessoas perdendo amigos reais para ficarem com amigos virtuais,namorados reais para namorados virtuais (vou reserva uma matéria só para namoro virtual.). A vida hoje em dia não é mais composta por pessoas e sim por maquinas. Se pararmos pra pensar um pouco veremos que nesse mesmo instante em que você está aqui lendo essa publicação você poderia estar no cinema,em um parque de diversões,na casa de algum amigo(a),tomando um sorvete,resumindo você poderia estar em qualquer lugar fazendo alguma coisa mais interessante do que está navegando na internet.
É muito bom termos amigos virtuais,mas não podemos esquecer de dar valor aos reais,a aqueles que está do seu lado em todos os momentos,que te vê chorar (o que é muito mais legal do que em uma conversa virtual você dizer que esta chorando,pois seu amigo virtual não poderá te abraçar,limpar suas lagrimas e nem nada ) por isso devemos dar muito mais valor aos reais do que aos virtuais,não que você não tenha que gostar dos virtuais tambêm,nada disso.
Imagine so um mundo descrito como no texto,onde tudo que precisarmos estará em uma máquina O.o,bem que já não nos encontramos tão distante dessa horrível realidade :(. Aposto que muitos estão pensando "ah não seria tão ruim.Não precisaríamos mais sair em dia de chuva,olhar na cara de quem não gostamos,seria um sonho." NÃO! Não seria. Mesmo que as vezes a preguiça domine,imagine um mundo sem contato físico,sem conversas cara a cara,QUEM GOSTARIA DE VIVER ASSIM????
Se pensarmos um pouco acho que ta na hora de paramos de dar mais valor para as coisas tecnológicas e começarmos a valorizar a vida real mesmo que nem todo dia seja como um sonho de fadas.
BY: vic : )
Nenhum comentário:
Postar um comentário